Competências Gerenciais

Objetivo

O objetivo dessa consultoria é realizar a arquitetura de cargos, identificar as competências individuais, mapear toda a força de trabalho dos colaboradores do CLIENTE, fornecendo valiosas informações acerca dos talentos dos profissionais, a forma como estão distribuídos, a melhor maneira de gerenciar as equipes e a colocar a pessoa certa no lugar certo.

Etapas da Consultoria

ETAPA 1  – Levantamento de Informações

  • Entendimento da situação atual e dos resultados pretendidos;
  • Levantamento de necessidades e expectativas; 
  • Reunião com alguns gestores do CLIENTE responsáveis pelos sites no Brasil;
  • Mapear cargos x competências x perfis

ETAPA 2 – Execução

  • Aplicação da ferramenta de desenvolvimento (assessment)
  • Emissão de relatórios
  • Tabulação e envio dos resultados para os colaboradores indicados para a aplicação da ferramenta (sugestão: 10 diretores e 15 gerentes)

ETAPA 3 – Avaliação

  • Workshop de diagnóstico coletivo
  • Levantamento das competências a serem trabalhadas.
  • Elaboração do Relatório Final, com observações do consultor ao término da consultoria, e sugestões de continuidade/aprimoramento do trabalho.

ETAPA 4 – Coaching

 Oferece um processo de coaching baseado nas nove áreas do gerenciamento de projetos

  • Aplicado em sessão em equipe e individual alinhavando as atividades para atingir as metas em prol do alcance de seu objetivo.
  • Devolutiva Individual sobre o resultado da ferramenta de assessment.
  • Diminuir o gap das competências individuais x cargo
  • Possibilita ao coachee que se planeje e oriente frente aos novos desafios de mudança.
  • Atualmente também é considerado como uma habilidade de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensáveis para executivos e líderes;

Descrição da Etapa de Execução

A seguir descrevemos uma visão geral da etapa de EXECUÇÃO da Prestação de Serviços

 

DISC®

Relatório de Gestão Etalent proporciona uma completa compreensão do comportamento de uma pessoa, suas reações, características mais destacadas e aquelas que necessitam de atenção, aponta as motivações, o estilo de comunicação, a forma de planejamento e de tomada de decisão e a maneira de gerenciar e de ser gerenciado, além de uma série de outras análises.

  • Estrutura de cargos: nele, você encontra múltiplas funcionalidades, como a arquitetura de cargos, uma ferramenta que é o ponto de partida para a busca do profissional certo para determinada posição.  Também pode ser contratado consultores especializados para ajudar na construção dos cargos.
  • relatórios Gerenciais: sob medida: para encontrar o profissional com o perfil comportamental mais adequado, dentro ou fora da empresa,  contando com diversos tipos de relatórios, que se ajustam a cada etapa da gestão de pessoas.
  • dodecaedro de competências: dentro do relatório de gestão, por exemplo, acessa o dodecaedro de competências. é um instrumento que avalia precisamente as 12 competências comportamentais do profissional versus o perfil do cargo.

 

a) Consultoria de Competências Gerenciais

A consultoria será facilitadora do mapeamento das competências gerenciais tendo as suas principais atribuições em diagnosticar, desenvolver e melhorar a gestão de talentos no CLIENTE.

Visa auxiliar aos líderes e gestores a agirem de forma mais eficiente, eficaz e principalmente humana no que tange os processos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

A partir deste conhecimento, trabalharemos os seguintes conteúdos temáticos:

  • Arquitetura de Cargos x Competências
  • Alinhamento do Perfil x Cargo
  • Devolutiva Individual da  ferramenta de Assessment
  • Devolutiva consolidada para o Gestor sobre a aplicação da ferramenta
  • Mapear e avaliar as competências para favorecer o  Gerenciamento de equipes
  • Identificação dos pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos do time

 

b) Coaching Equipe e/ou Individual

Após o entendimento da situação e arquitetura de competências fomentados na consultoria, poderá ser executado o processo de coaching para equipe ou individual, mediante alinhamento com a empresa sobre a indicação do funcionário(s) que realizará esta etapa.

O processo de coaching sugerido é desenvolvido por aproximadamente em 10 sessões com duração de 1 ½ cada, podendo ser realizada no modo presencial ou via skype.

 


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