Desenvolvimento de Liderança

Apresentação

Os executivos atuais são pressionados para buscar formas de criar valor em suas organizações e apresentar resultados efetivos para as estratégias formuladas. Tais necessidades são atendidas através de projetos e programas para produzir benefícios e, ao mesmo tempo, otimizar os sempre escassos recursos organizacionais.

A atual abordagem das organizações exige um novo tipo de executivo com um conjunto de competências que permitem a reorientação da organização frente às necessidades do negócio, a pronta implementação das mudanças necessárias ao mesmo tempo em que as partes envolvidas são alinhadas e comprometidas com o direcionamento a ser implementado.

O programa está centrado no desenvolvimento das competências necessárias para atender às exigências da organização moderna: melhor, mais rápido e a menor custo. Sendo possível  pela integração dos conceitos de alinhamento organizacional, através de programas e projetos, juntamente com o trabalho na dimensão humana com foco no profissional, na equipe e na organização.

PÚBLICO:  Presidente/ Diretores/Gerentes/Coordenadores.

FOCO: Desenvolvendo de Competências para a Criação de Valor nas Organizações

Objetivo

O Objetivo é promover a Integração e o Desenvolvimento dos Gestores, onde será desenhado as competências necessárias relacionadas à criação de valor e transformação organizacional estimulando os participantes por meio de estudos de casos, aprendizado experiencial, simulações e apresentações que produzirão impacto organizacional desde a formulação de estratégias até a sua implementação, fundamentadas em uma liderança transformadora e equipes de alta performance.

Objetivos Específicos

  • Identificar os diferentes estilos de liderança, bem como os contextos adequados para a utilização de cada um;
  • Estimular a criação de um ambiente de trabalho motivador, no qual predomine o respeito às diferenças;
  • Possibilitar que os participantes identifiquem as forças e fraquezas de suas equipes de trabalho, a fim de criarem um ambiente estimulante e propício ao crescimento pessoal e profissional;
  • Foco na Comunicação Assertiva;
  • Apresentar ferramentas para o exercício do feedback eficaz;
  • Desenvolver técnicas de Negociação e Administração de Conflitos.

Conteúdo

Trabalhar, MISSÃO, VALORES, VISÃO, PRINCIPIOS, VALORES PESSOAIS e Planejamento Estratégico.

Trabalhar a capacidade de pensar estrategicamente e sistemicamente; capacidade de lidar com desafios, assegurando soluções criativas; capacidade de liderar em ambientes de incerteza; capacidade de motivar e integrar grandes grupos; capacidade de fazer acontecer; entre outras competências.

Tópicos a ser tratado:

  • Modelo mental dos Gestores
  • Diálogo entre eles
  • Compartilhamento de agenda
  • Analisar e entender as discordâncias
  • Definir alocação de papeis
  • Analisar, entender e estar preparado para mudanças
  • Elevar conhecimento mútuo
  • Desenvolver capacidade para empatia
  • Considerar perspectiva do outro

Através dos tópicos devemos criar um contexto favorável para LIDERANÇA e exercício das funções de gestão tanto vertical quanto horizontal, assim como definir uma identidade para o grupo.

Descrição das Etapas de Execução

O Programa será desenvolvido em 4 fases:

FASE I - Diagnostico e Formatação

Para adequar o desenho do Programa, a formatação e o conteúdo a ser trabalhado, será realizado, entrevistas com todos os participantes, levantamentos e entendimento das questões principais que sustentam o cenário atual bem como das perspectivas facilitadoras de mudanças. Com informações do diagnóstico será definido o conteúdo do PDL – Programa de Desenvolvimento de Liderança a fim de, em conjunto com os organizadores, ter assegurados os reais interesses do programa. A metodologia utilizada será participativa, com material de apoio para os participantes.

FASE II  - O Whorkshop – Board Executive Forum

Apresenta uma estrutura que permite um privilegiado fórum de reflexões e debates, no qual os participantes têm oportunidade de rever e questionar suas realidades, posturas e paradigmas. Uma metodologia pedagógica colaborativa e orientada a problemas que propiciem a construção coletiva do conhecimento e a articulação teoria-prática.

O programa BOARD EXECUTIVE FORUM será conduzido utilizando a ferramenta de autoconhecimento e Inventário de Utilização de Forças, uma metodologia participativa e Forum de debates.

FASE III  - Programa com os Gerentes

Treinamento para alinhamento das competências diagnosticadas

FASE IV – Programa com os Coordenadores

Treinamento para alinhamento das competências diagnosticadas

Ferramentas de Assessment

DISC®

Relatório de Gestão Etalent proporciona uma completa compreensão do comportamento de uma pessoa, suas reações, características mais destacadas e aquelas que necessitam de atenção, aponta as motivações, o estilo de comunicação, a forma de planejamento e de tomada de decisão e a maneira de gerenciar e de ser gerenciado, além de uma série de outras análises.

  • Estrutura de cargos: nele, você encontra múltiplas funcionalidades, como a arquitetura de cargos, uma ferramenta que é o ponto de partida para a busca do profissional certo para determinada posição.  Também pode ser contratado consultores especializados para ajudar na construção dos cargos.
  • relatórios Gerenciais: sob medida: para encontrar o profissional com o perfil comportamental mais adequado, dentro ou fora da empresa,  contando com diversos tipos de relatórios, que se ajustam a cada etapa da gestão de pessoas.
  • dodecaedro de competências: dentro do relatório de gestão, por exemplo, acessa o dodecaedro de competências. é um instrumento que avalia precisamente as 12 competências comportamentais do profissional versus o perfil do cargo.

ATIVIDADES EXPERIENCIAIS

Objetiva uma reflexão acerca do contexto de trabalho e de suas interfaces, para promover uma ação de desenvolvimento profissional nas questões de liderança. Tal reflexão impacta os níveis de qualidade do trabalho, mediante a necessidade de ação, de colocar em prática as abordagens situacionais discutidas.

Os participantes são levados a trabalhar em equipe, tendo como maiores objetivos a integração e motivação do grupo, a tomada de decisões rápidas, como no dia a dia empresarial. A programação abrangerá conceitos e práticas relacionados à: Resiliência, Valores da empresa, Comunicação, Redes de Relacionamento, Trabalho em Equipe, Inovação e Criatividade, Modelos de Percepção, Responsabilidade construtiva.

Espera-se com as atividades a conquista de:

  • Os participantes procedam a análise de seu próprio estilo de relacionamento como profissionais e membros de um grupo empresarial;
  • Mobilizá-los para que se percebam como agentes de resultados, através de ações coerentes com as metas da empresa.
  • Energizar a equipe com foco na rapidez e assertividade nas ações;
  • Experienciem e treinem formas alternativas de atuação em situações que considerem críticas no seu dia a dia.

Benefícios Esperados

 

  • Equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais, tornando mais eficaz o gerenciamento da empresa, habilitando os gerentes na gestão de todos os recursos necessários para o desempenho das suas funções.
  • Instalação de melhor clima organizacional, através da construção do espírito de “teamwork” e do desenvolvimento de líderes, visando a energização das pessoas, a criação de confiança, a busca de soluções e compromisso com o negócio da empresa.

 

Competências a serem trabalhadas

  • Disciplina Estratégica
  • Liderança Inspiradora
  • Foco no Cliente
  • Inovação
  • Foco em resultado
  • Trabalho em Equipe
  • Construção de Relacionamento
  • Desenvolvimento de Pessoas

 

COACHING/MENTORING

Para Continuidade junto a alta direção – Presidente e diretores pode ser utilizado o Modelo PBC – Project Based Coaching, propõe um trabalho holístico com o coachee, e tem como objetivos:

  • Identificar e clarificar as metas do coachee, entender as forças restritivas que ainda não o permitiram atingir suas metas; Sugerir novos comportamentos que auxiliem o coachee a revisitar seu modelo de mundo adequando-o à suas necessidades atuais,
  • Entender e trabalhar suas eventuais crenças limitadoras; Criar passos bem definidos e exequíveis que permitam ao cliente atingir seus objetivos.
  • O trabalho é baseado nas práticas de Gerenciamento de Projetos. Há uma correlação lógica entre coaching e Gerenciamento de Projetos, já que projetos também são únicos e têm início, meio e fim. A metodologia garante o bom planejamento do trabalho e o atingimento dos objetivos do coachee.

                                                                                                           

10 anos com atuação em Estratégia, Pessoas, Processos, Marketing e Vendas;

Mais de 80 clientes atendidos nos últimos 5 anos;

Mais de 10.000 alunos em turmas de MBA, Pós e Cursos Executivos e In company;

Membro da ICF Global (International Coaching Federation);

Membro da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals)

Solicite seu orçamento