Modelo Estratégico de Negócio (Business Plan)

Apresentação

Estruturar um Modelo de Negócio e planos de ação; Avaliar os tipos de empresas; Estudo de viabilidade; Estruturação e organização de uma unidade de negócios; Mudanças nas relações de trabalho; Alianças e Parcerias; Alavancar a área de marketing; Planejamento Financeiro e Planejamento Estratégico.                                                                

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS

ETAPA 1 - Mobilização e Conscientização das Pessoas

O primeiro passo da implementação estratégica envolve a mobilização e o comprometimento das pessoas, à começar pela Presidência, passando pela Gerência Executiva, as Chefias e finalmente a Equipe Operacional. Todos os colaboradores da organização necessitam entender o processo estratégico, e estar conscientes da importância tanto do processo em si, como da participação de cada indivíduo.

ETAPA 2 - Análise do Ambiente Empresarial

  • Análise dos Agentes - Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Parceiros, Governo. Segmentação do mercado. Determinação da Proposição de Valor aos Agentes (Avaliação de Produto, Preço, Serviço, Imagem e Relacionamento). Identificação de Pontos Fortes e Pontos Fracos da Concorrência. Oportunidades e Ameaças do mercado.
  • Análise dos Processos Internos - Levantamento dos principais processos do negócio: Pesquisa e Desenvolvimento, Vendas, Produção, Operacão e Atendimento, e avaliação dos processos de apoio como: Administrativo Financeiro, Marketing, RH etc.
  • Análise Financeira - Faturamento, Volume, Custos Fixos e Variáveis, Capital de Giro, Estoques, Contas a Pagar, Contas a Receber, Composição dos Débitos, Juros, Prazos, Retorno do Capital, Retorno da Mão de Obra. Avaliação de índices financeiros.
  • Análise dos Fatores de Inovação e Crescimento - Avaliação da Cultura e Estrutura Corporativa, modelos de Recrutamento, Treinamento, Motivação e Remuneração de Pessoal, avaliação das Tecnologias, Fluxo de Informação na empresa, Capacitação Gerencial e Poder de Inovação.

ETAPA 3 - Desenvolvimento da Estratégia

Com base na Análise Estratégica realizada em todo negócio, é elaborada uma Estratégia e são desdobrados os Mapas Estratégicos para os diferentes níveis organizacionais (ex: Corporativo, Unidade de Negócio, Operacional, Funcional, etc.) com Temas Estratégicos e Objetivos alinhados por perspectiva.

ETAPA 4 - Construção do Scorecard ou BSC

Uma vez elaborada a Estratégia, são selecionadas as Medidas/Indicadores chaves para acompanhamento do desempenho dos objetivos estratégicos. São também determinadas as Metas para cada uma das medidas e os Responsáveis pelo sucesso das mesmas.

ETAPA 5 - Priorização e Execução dos Projetos

Os projetos são alinhados à Estratégia e definidos dentro de uma ordem de prioridade. Como a busca dos objetivos estratégicos ocorre através da execução desses projetos, é fundamental que toda a equipe seja treinada em uma metodologia que garanta a finalização dos projetos dentro dos prazos propostos. E que haja uma ferramenta que possibilite o acompanhamento de todos esses projetos.

ETAPA 6 - Implementação de Ferramenta Estratégica

O acompanhamento é crucial para o sucesso da Gestão Estratégica, assim torna-se fundamental a avaliação das ferramentas estratégicas atuais, ou a sugestão de novas ferramentas estratégicas (planilhas, procedimentos, relatórios) aderentes ás necessidades de acompanhamento estratégico da organização. Independente de qual seja a ferramenta, todas as pessoas são efetivamente treinadas em sua utilização a fim de se tornarem co-responsáveis pela Gestão do Processo Estratégico.

ETAPA 7 - Condução de Reuniões Estratégicas

O acompanhamento dos projetos, os resultados obtidos e o alcance das metas necessitam ser acompanhados periodicamente por toda equipe envolvida, e todos os responsáveis devem estar sempre dispostos a contribuir com esse trabalho. Dentro das Reuniões Estratégicas, todos são sempre estimulados a apresentar soluções e executá-las. Assim, consegue-se administrar a empresa de uma forma dinâmica e voltada para o futuro, de maneira que estratégia e a empresa possam rapidamente se adaptar aos novos desafios.

10 anos com atuação em Estratégia, Pessoas, Processos, Marketing e Vendas;

Mais de 80 clientes atendidos nos últimos 5 anos;

Mais de 10.000 alunos em turmas de MBA, Pós e Cursos Executivos e In company;

Membro da ICF Global (International Coaching Federation);

Membro da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals)

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