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10 Mudanças no Consumidor Pós-Crise

Série especial: 10 Mudanças no Consumidor Pós-Crise.

Em momentos de crise, mudanças de comportamento são notadas no consumidor, fazendo com que líderes e organizações ajustem suas condutas para atender as novas preferências do público-alvo. No entanto, muitas dessas mudanças permanecem, mesmo em um cenário pós-crise. 

Abordaremos novas maneiras de gerir seu negócio e entregar ao cliente as soluções que ele procura. 

Fonte: Adaptado pelo autor de: R/GA (R/GA Network Global e estudos sobre o mercado chinês)

#1 - A reinvenção da casa

Durante o isolamento, a maioria das pessoas passou meses confinadas em suas casas. Muitas precisaram adaptar seus lares para a nova rotina. Neste período, o público buscou reproduzir experiências externas dentro de suas casas. As marcas também entraram no movimento, tentando ajudar nesse processo com lives, plataformas digitais de trabalho e programas de exercício em casa foram algumas ações corporativas.

#2- Novos Heróis

A população teve a oportunidade de valorizar o trabalho dos profissionais essenciais. Médicos, funcionários de saúde, limpeza, entregadores e tantos outros foram os verdadeiros heróis desse período. Isso leva a uma revisão do conceito de celebridades e influenciadores.

#3 A força da vulnerabilidade

A pandemia e o isolamento social levaram as pessoas a falarem sobre suas vulnerabilidades e compartilharem as dificuldades do momento: Temas como saúde mental e empreendedorismos ganharam ainda mais força.

OPORTUNIDADE: Entender de que maneira as marcas podem trabalhar as vulnerabilidades e convidar o público para participar desse processo, ajudando a se tornarem melhores.

#4 Foco no coletivo

A situação de crise estimulou o público a se unir e pensar coletivamente. Empresas foram cobradas a fazer a diferença para seus funcionários, consumidores e comunidade.

OPORTUNIDADE: Entender seu papel nas ações de responsabilidade social. Também pode ser o momento de rever seus valores e entender como é possível ter um impacto positivo maior na vida das pessoas.

#5 - Local é o novo gigante

Junto com a digitalização e o home office, a valorização da produção local deve ganhar força como fator de compra. Durante a crise, as pessoas foram convidadas a apoiar a produção local e isso deve se manter no pós-pandemia. Grandes empresas também buscaram soluções para apoiar a cadeia de pequenos e médios empreendedores.

OPORTUNIDADE: Entender o que pode ser feito, na posição de grandes players, para ajudar e empoderar as comunidades.

#6 - Valorização do essencial

A pandemia está alertando as famílias de diversas formas, inclusive, economicamente. Este fator faz com que o público repense o que realmente é essencial. Dados da China apontam que comportamentos relacionados a saúde e alimentação seguirão como prioridade. No entanto, 61% dos chineses já estão reduzindo ou interrompendo gastos com itens de luxo.

OPORTUNIDADE: Essa é a hora de as empresas pensarem no que podem fazer para se manterem relevantes para o consumidor e investir em soluções econômicas, já que o público estará atento à relação custo x benefício.

#7 - Digital e sem contato

O isolamento social acelerou processos de digitalização para empresas e o público. Consumidores que não estavam acostumados a usar serviços digitais tiveram seu primeiro contato com o e-commerce para manter a segurança nas compras. No setor financeiro, os serviços digitais também precisaram avançar nesse período.

OPORTUNIDADE: Pensar em como criar ou atualizar seus hábitos digitais. Soluções que vão do off-line para o on-line podem ser uma saída para aprofundar o relacionamento com o consumidor.

#8 - Cocriação e cultura maker

As pessoas estiveram mais dispostas a testar novos hábitos e criar produtos ou soluções para o dia a dia. Esse movimento pode acentuar o surgimento de inovações e possibilidades criativas para a rotina de trabalho.

OPORTUNIDADE: Aproveitar essa aptidão para sugerir iniciativas de cocriação com o público, que as tornem mais relevantes. Ações educativas ou que conectem paixões e hobbies podem ser bem-sucedidas.

#9 O auge da experiência

A oportunidade de viver experiências fora de casa deve ser ainda mais valorizada. O desejo de aproveitar a vida pode estimular tendências de moda, esportes radicais e tatuagens.

OPORTUNIDADE: Criar experiências que sigam as novas normas de convivência. Ao mesmo tempo, o desejo de conexão será uma oportunidade para reforçar o relacionamento com o público.

#10 - Influenciadores especialistas

O engajamento em perfis de influenciadores aumentou na pandemia. Um estudo recente da Kantar revelou que o desempenho dos anúncios em conteúdo desse gênero cresceu 40%. No meio desse dilema, devem se sobressair os criadores de conteúdo que tragam conhecimento e propósito.

OPORTUNIDADE: Buscar influenciadores e experts que façam sentido para a marca, estejam alinhados com seus valores e promovam ações coletivas.