Blog

Liderança Virtual

Liderança é um assunto que é muito abordado por educadores e profissionais na área de negócios já há algum tempo. Mas com a chegada das videoconferências e do trabalho remoto, a situação não é exatamente a mesma. A chamada liderança à distância, ou liderança virtual requer novas habilidades e capacidades que são diferentes do que a liderança tradicional necessita.

O professor Randes Enes, dos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas na STRONG, afirma que as pessoas são as protagonistas de todas as mudanças na sociedade. Mesmo com os avanços da tecnologia e a automação se tornando cada vez mais presente nas organizações – a base delas ainda é a mesma: pessoas.

“E o líder é uma pessoa boa que vai transformar outras pessoas boas”, explica o professor Randes. “E na liderança virtual, ele só vai precisar fazer ajustes.” Vamos então debater como fazer a gestão de equipes a distância.

O que é liderança virtual?

A liderança virtual nada mais é que os conceitos de liderança aplicados a esta nova forma de trabalho que veio para ficar – o trabalho remoto. As atribuições do líder não são exatamente as mesmas no home office se levarmos em consideração com o que era feito presencialmente. Obviamente por limitações (ou facilidades em alguns casos) de logística, alguns pontos serão diferentes.

Vivemos na sociedade 4.0, onde novas práticas de trabalho estão cada vez mais comuns, como o horário flexível, a metodologia ágil, formatos híbridos de trabalho, aprendizado contínuo e a criação de valor social. E nesse meio, cabe ao líder fazer o alinhamento das vantagens estratégicas e realocação de recursos.

“O líder virtuoso tem a característica de fazer as outras pessoas se tornarem melhores do que ele”, afirma o professor, ressaltando a importância do papel do líder em gerar uma sensação de pertencimento em sua equipe.

Para isso, é crucial ter a valorização de seus funcionários. Eles precisam saber a importância das atividades que estão desempenhando para que fiquem mais engajados, porque como sabemos, sem engajamento não há pertencimento. “Você pode fazer isso até com o estagiário desempenhando uma função das mais mundanas, como por exemplo, tirar uma xerox. Diga a ele que essa é uma xerox muito importante que será utilizado numa reunião do alto escalão com os acionistas”, é um exemplo citado pelo professor Randes.

Virtudes essenciais da liderança virtual

Comunicação: Por meio da tecnologia, a comunicação nesse novo modelo de trabalho remoto pode ser feita com a mesma facilidade com que presencialmente seria feito. E assim como na liderança presencial, é muito importante que o líder virtual esteja sempre em contato com sua equipe, a par das situações que os envolvem – o que nos leva à segunda virtude.

Colaboração: O líder virtual precisa entender que é preciso fazer essa sintonia com seu time. Por isso, auxiliar sempre que possível e colocar-se à disposição de sua equipe irá torna-los mais produtivos e irá aumentar o senso de pertencimento mencionado anteriormente.

Confiança: Um bom líder lidera por exemplo – e não por imposição. É muito importante não só que o líder virtual tenha a confiança de sua equipe, mas que a equipe também compreenda o papel do líder e deposite sua confiança nele, principalmente, neste momento turbulento em que passamos.

Mitos e verdades em como liderar equipes virtuais

Você não vai conseguir controlar a sua equipe – MITO

O professor Randes adverte para os perigos do micro gerenciamento, que não é eficaz. “Esse controle não existia nem durante o trabalho presencial.”

Você vai perder alguns detalhes da operação que só acontece no dia a dia – VERDADE

Realmente, algumas nuances são perceptíveis apenas por quem está ao lado, presencialmente. Ainda assim, existem formas de tentar contornar esse problema.

A produtividade do seu time vai cair sem você por perto – MITO

Isso na verdade só potencializa uma má gestão feita anteriormente. Esse argumento é utilizado muitas vezes por quem não estava dando conta de aumentar a produtividade mesmo com as atividades presenciais.

Não é seguro trabalhar remotamente - MITO

Se até grandes corporações que lidam com clientes bilionários e órgãos públicos do mais alto escalão com seus segredos de estado estão conseguindo trabalhar remotamente, porque sua empresa não conseguiria fazer o mesmo com segurança?

As reuniões nunca vão funcionar assim - MITO

Novamente o professor Randes aponta para o contraditório: “Já não funcionava antes, não é? ” – ou seja, muitos dos empecilhos colocados em relação ao trabalho virtual são falaciosos e são tão prováveis de acontecer quanto presencialmente.

Nem todo mundo consegue fazer trabalho remoto – VERDADE

Existem pessoas que não se adaptam, seja por não terem uma estrutura que permita a realização do trabalho, ou por serem pessoas mais sociais que acabam tendo dificuldades em realizar o trabalho sozinhas. De fato, não são todos que irão conseguir realizar o trabalho virtual da mesma forma que presencialmente.

Uma das diferenças do trabalho virtual que deve ser bem administrada é a quantidade aumentada de estresse. Em pesquisa feita pelo Remote Leadership Institute, foi constatado que muitas pessoas estão conectadas 24h por dia, 7 dias por semana, e acabam trabalhando por mais tempo do que no trabalho presencial, o que tem acarreta em um peso emocional significante.

 

Leia mais: https://www.profrandes.com.br/blog/07-dicas-equipe-virtual